No início do ano, os olhos dos torcedores do Corinthians se voltam para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, popularmente conhecida como Copinha. O torneio, disputado desde 1969, é considerado um dos mais importantes das categorias de base no Brasil, trazendo muitas vezes à tona grandes talentos que podem ser aproveitados pelas equipes profissionais do país. Em 2019, o Corinthians foi um dos times presentes e, neste artigo, analisaremos a sua trajetória no torneio, bem como a tabela de jogos e desempenho geral.

Para começar, vale citar que o Corinthians foi sorteado no Grupo 13 da competição, junto com Ferroviária-SP, Pinheiro-MA e Corumbaense-MS. O primeiro jogo foi disputado no Estádio Dr. Hermínio Ometto, em Araras, contra a equipe paulista da Ferroviária. O Corinthians não fez uma grande partida, mas conseguiu sair com uma vitória por 1 a 0, com gol do atacante Rafael Bilu. No segundo jogo, realizado no mesmo estádio, o adversário foi o Pinheiro-MA. O resultado foi mais expressivo, com o time alvinegro goleando por 3 a 0, com gols de Nathan, Xavier e Gustavo Bispo.

Na última partida da fase de grupos, já com a classificação garantida, o Corinthians enfrentou o Corumbaense-MS em Limeira. Desta vez, o desempenho do time foi bem abaixo do esperado e a partida terminou empatada em 1 a 1, com o gol corintiano sendo marcado pelo atacante Nathan. Mesmo com esse resultado, o Corinthians se classificou em primeiro lugar do grupo e enfrentou na segunda fase o Visão Celeste-RN, no Estádio Municipal Professor Luís Augusto de Oliveira, em São Carlos.

O adversário, que havia eliminado o Botafogo-SP na primeira fase, deu trabalho aos corintianos, mas acabou sendo superado por 2 a 1, com gols de Lucas Pires e Nathan. Nas oitavas de final, o desafio foi ainda maior, pois o adversário era o Red Bull Brasil, que havia sido um dos times com melhor campanha até então. O jogo foi bastante equilibrado e acabou empatado por 1 a 1 no tempo normal, com gol de Carlos Eduardo para o time paulista. Na disputa de pênaltis, melhor para o Corinthians, que venceu por 4 a 1 e se classificou às quartas de final.

Infelizmente, na sequência, o Corinthians acabou sendo eliminado pelo Grêmio, em partida realizada no Estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira. O jogo, mais uma vez, foi bastante disputado, mas o time gaúcho acabou vencendo por 2 a 1, com gol de falta no último lance da partida. Mesmo com a eliminação, o desempenho do Corinthians na Copinha 2019 foi considerado bom, com destaque para a atuação da defesa e o bom desempenho de alguns jogadores, como Nathan, Gustavo Mantuan e Carlos Eduardo.

Para encerrar, podemos dizer que a tabela de jogos do Corinthians na Copinha 2019 não foi das mais fáceis, mas o time soube se impor e garantir a classificação em primeiro lugar do grupo. Nas fases seguintes, os jogos foram ficando ainda mais difíceis, mas o time mostrou raça e competência para avançar até as quartas de final. A eliminação, claro, é sempre frustrante, mas o Corinthians pode se orgulhar do desempenho apresentado e continuar trabalhando para formar novos talentos e fortalecer as suas categorias de base.